segunda-feira, 28 de março de 2011

Conscientização ambiental nas praias

DISTRIBUIÇÃO DE GARRAFAS PARA COLETAR ÓLEO INCENTIVA O HÁBITO DA RECICLAGEM
Centenas de pessoas que estiveram nas praias de Florianópolis, no último final de semana, receberam orientações e um incentivo para reciclar o óleo usado na cozinha. A Zul Empreendimentos Imobiliários fez a distribuição de folders explicativos e garrafas pet para coleta de óleo nas praias do Norte da Ilha.

Descartar o óleo na pia pode trazer sérios danos ao meio ambiente, você sabia?As promotoras faziam essa pergunta ao entregar os materiais para turistas e moradores que estiveram nas praias de Canasvieiras, Praia Brava e Daniela nos dias 26 e 27 de março. As promotoras esclareciam que o óleo jogado diretamente na pia, além de entupir o encanamento a longo prazo, pode contaminar o mar, rios, lagos e solo.

O ideal é armazenar esse óleo em garrafas pet, como as que a Zul produziu especialmente para esta ação, e ir coletando até encher. Depois, é só levar a garrafa tampada até um ponto de coleta. Para entregar basta se informar sobre um dos pontos de coleta na sua cidade. Em Florianópolis já existem mais de 70 pontos, entre supermercados, centros comerciais e associações.

O óleo coletado na sua casa, depois de reciclado, pode ser transformado em produtos de limpeza, em biodiesel ou ainda ser utilizado na produção de produtos para construção civil.

Foram entregues cerca de 200 garrafas. Junto com a garrafa, as pessoas receberam um folder explicativo com mais informações sobre a importância da reciclagem e do prejuízo que o óleo causa quando é descartado de maneira errada.

A ação faz parte de um projeto amplo de atenção à preservação ambiental da Zul Empreendimentos Imobiliários, que implanta em todas as suas obras os instrumentos necessários para que todos os moradores façam a reciclagem do óleo de cozinha. Além disso, a empresa oferece, em seus empreendimentos, várias possibilidades aos futuros moradores para minimizarem os impactos ao meio ambiente, como a realização da coleta seletiva de lixo e a utilização de equipamentos redutores de consumo de água e energia.

Os pontos de coleta podem ser conferidos no site da empresa: http://www.zul.com.br/

terça-feira, 22 de março de 2011

Consumo de água racional também é fundamental!

Estamos no Dia da Água, 22 de março, e a data pode servir de alerta para todos, ao nos depararmos com dados alarmantes sobre a falta de água potável no planeta. Sabemos, por exemplo, que a Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de 80 litros por habitante por dia, para se ter uma vida saudável. Numa cidade como São Paulo, a produção de água chega a ser de 400 litros por dia para cada habitante, e se multiplicarmos esse valor pelos 170 milhões de habitantes do país, teremos 68 bilhões de litros por dia. Estima-se que nossos rios transportem diariamente 22 trilhões de litros de água.

Mas isso não significa que devemos ficar tranqüilos, afinal, nesse cálculo não estão incluídos os consumos de água pelos esgotos – diluídos nas águas dos rios – e nem a água utilizada na produção industrial (incluindo a construção civil!).

Os esgotos produzidos por cada habitante consomem 60 gramas de oxigênio por dia, ou seja, o oxigênio de 6.700 litros de água, o que já elevaria o nosso gasto individual para 7.100 litros, em vez daqueles 400 que citamos como exemplo em São Paulo.  Para a produção dos produtos agrícolas há um gasto médio de 3 mil litros de água por habitante por dia, somente na irrigação!

Fique atento, feche a torneira, não desperdice e economize água!
Leia mais: www.wwf.org.br

Paisagismo: harmonia entre moradores e o jardim

Muitos dos desafios dos profissionais de paisagismo estão na demanda de conseguir conectar os moradores à natureza. Sabe-se atualmente que os jardins residenciais podem colaborar na redução da pressão e do estresse das pessoas, gerando saúde e felicidade. Nas grandes e médias cidades, onde o barulho, trânsito e a poluição são prejudiciais, o lar representa um refúgio de bem estar e os jardins podem ser alternativa para relaxar e aproximar a natureza do dia a dia.

Quem fizer um bom planejamento pode criar espaços harmoniosos e funcionais e, além disso, os jardins podem contribuir bastante para dar equilíbrio térmico às construções, ou seja, menos energia com condicionadores de ar! O paisagismo integrado à arquitetura pode minimizar efeitos de ilha de calor e reduzir as necessidades de gastos com climatização.

A sustentabilidade pode ser parte integrante do processo de construção, a Zul mantém sempre essa filosofia em todas as suas obras.

Antes de pensar seu jardim, faça algumas perguntas básicas:

·       Sonhos: Quero um jardim de descanso e contemplação ou um jardim para atividades esportivas? Para lazer de crianças ou para melhorar o conforto térmico?
·       Espaço: Qual a área disponível e já existe vegetação?

·       Como será a manutenção: O morador gosta de jardinagem? Vai contratar um jardineiro? Viaja muito?

Como diminuir o consumo de energia?

Com a tragédia ocorrida no Japão estamos acompanhando as conseqüências gravíssimas para o bem estar da população, para a economia e para o planeta. Os pedidos de racionamento de energia do governo não são suficientes, pois eles estão ainda no inverno e as indústrias querem continuar trabalhando para não piorar ainda mais a situação do país.
A encruzilhada nos faz repensar velhos hábitos e imaginar novas possibilidades para o nosso dia-a-dia. A economia de energia elétrica deve ser uma constante preocupação da sociedade, por isso é que a Zul implanta em todos os seus empreendimentos sistemas de iluminação inteligentes, com sensores de presença, além de aproveitar ao máximo a iluminação natural.
Pense nisso, não desperdice esse recurso!

quarta-feira, 9 de março de 2011

A Zul distribuiu garrafas para coleta de óleo de cozinha

Recicle o óleo de cozinha, o planeta agradece!

A Zul Empreendimentos Imobiliários, empresa que tem como slogan: Por uma Vida Sustentável, distribuiu folders explicativos e garrafas para coleta de óleo cozinha usado, nas praias do Sul da Ilha de Florianópolis, durante o feriadão de Carnaval.
 
 Você sabia que descartar o óleo de cozinha na pia pode trazer sérios danos ao meio ambiente?

As promotoras faziam essa pergunta ao entregar os materiais para turistas e moradores que lotaram a praia do Campeche, no último sábado, dia 05/03. As pessoas receberam esclarecimentos da importância da coleta do óleo e que o mesmo não deveria ser despejado na pia, para não entupir o encanamento, mas principalmente para não contaminar o mar, rios, lagos e solo.

O ideal é armazenar esse óleo em garrafas PET, como as que a Zul produziu especialmente para esta ação, e ir coletando até encher. Após, a garrafa pet com óleo deve ser levada até o ponto de coleta mais próximo. Abaixo, informamos quais pontos de coleta estão disponíveis em Florianópolis. Ou você pode ainda encontrar outras  dos pontos de coleta na sua cidade. O óleo coletado na sua casa, depois de reciclado, pode ser transformado em produtos de limpeza, em biodiesel ou ainda ser utilizado na produção de produtos para construção civil.

A Zul entregou 500 garrafas ao público de Florianópolis. A ação faz parte de um projeto amplo de atenção à preservação ambiental da Zul Empreendimentos Imobiliários, que implanta em todas as suas obras os instrumentos necessários para que todos os moradores façam a reciclagem do óleo de cozinha. Junto com a garrafa pet, as pessoas receberam um folder explicativo com mais informações sobre a importância da reciclagem e do prejuízo que o óleo causa quando é descartado de maneira errada.