quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mês de junho chegou e com ele as festas juninas pipocam pelo país.


Mas como decorar um ambiente? Como fazer uma mesa para fazer bonito no arraial?

Um dos principais elementos para organizar uma festa junina é a decoração, afinal, através dela que se torna possível mudar o cenário e criar uma atmosfera caipira, tal como manda a tradição.
 Há muitas formas de decorar o seu arraia, mas antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar as características do espaço onde acontecerá a festa. Uma decoração adotada para um salão todo fechado normalmente não é o mesmo da comemoração ao ar livre em uma chácara, por exemplo.
Para fazer as bandeirinhas e balões, normalmente se usa papel seda em várias cores.
Depois que as peças ficam prontas, elas passam a constituir a principal decoração suspensa da festa e são penduradas em barbantes.
 De modo geral a festa junina precisa de cor, ilustrações temáticas e elementos que já são considerados tradicionais no arraia de São João brasileiro.
 As ideias de decoração de festa junina valorizam a palha e os retalhos de pano, procurando deixar o evento com um visual robusto, aconchegante e típico do campo. É possível escolher
alguns cantos estratégicos do espaço onde acontece a festa para decorar com cestas de vime, toalhas xadrez, enfeites de patchwork, espantalhos, gamelas cheias de milho verde, panelas de ferro, fogueira, chapéus de palha, entre outros elementos. Até mesmo frutas e legumes contribuem com a decoração quando adicionados de maneira adequada ao cenário de São João.
 A mesa de comidas típicas merece uma atenção especial, pode usar toalha, palha, fitas, muitos adereços. Em um bom arraia deve ter pamonha, milho cozido, pipoca, arroz doce, bolos, pé de moleque, e outras comidas que já são tradicionais no São João.
 Você pode entreter a molecada com um ou mais barraquinha referente a jogos. Existem várias ideias de jogos para festas juninas, entre as mais procuradas são: pescaria, boca do palhaço, jogo da argola, corrida de sacos, pau de sebo, entre outras.
 Por último e não menos importante são as músicas que serão tocadas na noite que acontecerá a festa, elas devem ter tudo a ver com a data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário