quinta-feira, 20 de junho de 2013

INFORMAÇÕES ÚTEIS: Compra ou a Venda de um Imóvel

A Compra ou a Venda de um Imóvel é com certeza um grande passo, este gera muita ansiedade entre as partes envolvidas, em alguns casos, no entanto, a etapa que envolve o Contrato e toda a documentação, é a que requer maiores precauções, com peculiaridades que podem confundir até os mais experientes.

Para evitar qualquer problema ou prejuízos financeiros, seguem abaixo algumas recomendações auxiliares e dicas de proteção, para a concretização de um bom negócio para ambas as partes:

Do Profissional


Certifique-se que o Corretor de Imóveis que esta lhe atendendo é um Técnico em Transações Imobiliárias “Habilitado, Preparado e Credenciado " para estar atuando no mercado imobiliário, solicitando a Carteira de Identificação ou informando-se junto ao CRECI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis .

Do Imóvel

 

Visite o imóvel mais de uma vez, evite visitar o imóvel apenas no período noturno, pois somente durante o dia, será possível verificar as reais condições físicas, seu estado geral e de conservação e a incidência de iluminação natural;
Se o imóvel for novo, verificar se a Averbação da Construção do imóvel foi feita em Cartório de Registro, se o mesmo encontra-se regularizado na Prefeitura Municipal, com planta aprovada e Habite-se.
Para imóvel em Construção é fundamental que o "Memorial de Incorporação" esteja registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Alem disso, solicite p memorial Descritivo da obra, pois ele apontará todos os deveres e obrigações da Incorporadora.

Contratos

 

Em relação ao Contrato com pagamento de sinal,  normalmente estabelece-se a perda do sinal no caso de arrependimento por parte do Comprador e, da devolução do valor com multa e juros, no caso do vendedor arrepender-se.
Para a Lavratura da Escritura Publica do imóvel com total segurança, é necessário que a escritura seja lavrada em Cartório de Notas, onde os vendedores deverão apresentar as certidões negativas de protestos, dos distribuidores cíveis, de execuções fiscais e federais e de reclamações trabalhistas, em nome dos proprietários e as certidões negativas de ônus e alienações, de tributos municipais e de despesas condominiais, relativas ao imóvel.
Em caso de Venda através de Procuração Publica, é necessário que a procuração seja atualizada junto ao Cartório onde foi lavrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário