terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Metrô do Lixo

Com o chamado metrô do lixo e através da coleta pneumática, os resíduos viajam em alta velocidade (até 80 km/h) por túneis subterrâneos, que levam a uma central onde recebem tratamento adequado.

Origem:

Em 1992, a cidade de Barcelona recebeu os Jogos Olímpicos e, para tal evento, passou por uma gigante reforma. Um dos pontos reformados fora o sistema de coleta, que passou a ser referência mundial. Tal sistema foi desenvolvido pela empresa sueca Envac.

Funcionamento:
Inodoro, silencioso e eficaz, o sistema funciona 24h por dia, coletando, nas residências e locais públicos, três tipos de lixo (orgânico, reciclável e não-reciclável) e transportando-os por uma malha subterrânea de canais que totaliza 113km de extensão.

Hoje, a malha cobre em torno de 30% da cidade de Barcelona, com meta para 70% até 2018. Segundo o presidente da Envac Iberia, não é possível cobrir 100%, pois há pontos cujas irregularidades no terreno não permitem a passagem dos dutos.

A coleta pneumática requer um investimento alto: uma rede capaz de atender a 18 mil famílias custa cerca de 50 milhões de euros. Em Barcelona, já foram investidos mais de 150 milhões. Porém, segundo o gerente comercial da Envac Brasil, Fábio Colella: “o investimento é alto, mas compensado a longo prazo.”




Implementação no Brasil?

Segundo Fábio Colella, a empresa (Envac Brasil) estuda a implementação do sistema em cidades como Rio, São Paulo e Brasília desde 2007. O sistema ainda não existe no País, e, se tal obra for realizada, pode fomentar a expansão da rede em outras cidades. E, dada a dificuldade da obra, um projeto assim, se aceito, seria bem executado?