sexta-feira, 15 de março de 2013

Cozinha americana: conheça vantagens e curiosidades


Saiba quais são as opções de cozinha americana antes de começar a reforma em casa


A cozinha americana é o modelo recordista de pedidos aos pedreiros. Mas antes de começar a reforma na sua casa, conheça as vantagens e curiosidades desse tipo de cômodo e analise se ele atende suas necessidades.

Os 3 tipos de cozinha americana

Totalmente integrada

Neste caso, são eliminadas todas as paredes da cozinha que fazem divisa com a sala. Uma mesa separa os dois ambientes e passa a ser usada em todas as refeições.


Parcialmente integrada com marcenaria
Semelhante ao modelo anterior, tem uma divisão feita com um balcão de madeira. Sob o móvel ficam banquetas, usadas para refeições rápidas. 

Parcialmente integrada com alvenaria

Modelo mais comum de cozinha americana, a separação se dá por um balcão construído em alvenaria, com um tampo em granito.



Vantagens

· Dá a impressão de casa maior.
· Promove a integração, uma vez que a pessoa que estiver preparando a refeição consegue conversar com os amigos ou assistir à TV.

Leia antes de quebrar

· Chame um mestre de obras para avaliar o local correto da abertura.  Apartamentos feitos com a técnica de alvenaria estrutural não permitem aberturas nas paredes. Nesse caso, não será possível integrar os ambientes nem fazer a cozinha americana.

· Muitas casas antigas foram construídas em etapas. Por isso, é difícil conhecer o local exato de vigas e pilares, responsáveis pela sustentação das paredes e laje, o que também inviabiliza a construção desse tipo de cozinha.

· No caso de apartamentos construídos nos últimos 15 anos, vale observar o manual do proprietário, recebido na hora da entrega das chaves. A possibilidade de abertura da parede da cozinha estará descrita nesse documento. Confira tudo direitinho para não ter dor de cabeça depois da obra.


Dicas espertas de decoração

Como você terá um único cômodo para receber os amigos e cozinhar, todos os elementos de decoração devem seguir um mesmo padrão de cor e acabamento.
Para aumentar a sensação de espaço, opte pelo mesmo piso na sala e na cozinha.
Também vale caprichar na iluminação dos dois ambientes.

Especialistas ensinam a escolher o melhor sofá para a sua casa


Largar o corpo no sofá e por lá ficar durante horas é uma das atividades mais prazerosas quando se está em casa. O móvel é o companheiro ideal para cochilar, ver TV, ler, namorar e brincar com as crianças. "Sofás devem ser, acima de tudo, confortáveis", decreta o designer Marcus Ferreira, fundador das marcas de mobiliário Decameron e Carbono. "Ao mesmo tempo, devem ser práticos e de simples manutenção", pondera.  Estrela da sala, o sofá também é um dos itens que mais chamam atenção na decoração de uma casa. Para ajudar na árdua escolha, especialistas dão dicas para acertar no tamanho, no tecido e no modelo.   

Medidas exatas


O tamanho do ambiente e a quantidade de pessoas que irão usufruir determinam as medidas do sofá. "É preciso garantir lugar para todos os que moram na casa", diz Ferreira. Antes de comprar, uma dica é tirar as medidas do móvel e marcar no piso de casa, com fita crepe, para visualizar a área que será ocupada. O ideal é que sobre pelo menos 70 centímetros de espaço para a circulação, nas laterais. "Sofá espremido na parede não fica legal. Se o local for pequeno, é melhor comprar um tamanho menor e completar com pufes", indica a arquiteta Zize Zink. Respiros entre o móvel e a parede também permitem integrar à decoração abajures de coluna, mesas laterais ou um simples porta-revistas. 

Revestimentos práticos


 Não basta gostar da aparência do tecido, é fundamental sentir o toque e analisar os cuidados que deverão ser adotados no dia a dia, para manter o visual de novo. Boas pedidas são o tecido chamado de aquablock e o couro sintético, totalmente impermeáveis e, por isso mesmo, mais fáceis de limpar. Chenille, veludo e poliéster precisam ser higienizados com produtos específicos para estofados, mas também não há dramas na limpeza. A ressalva fica por conta da sarja e do linho. "Apesar do toque macio, esses tecidos sujam com muita facilidade e não são fáceis de limpar. A durabilidade também não é das maiores", afirma a arquiteta Silvia Costa Barros.  

Modelo perfeito


O design do sofá pode variar de acordo com o cômodo onde será posicionado. Salas de TV ou home theater pedem um modelo superconfortável. "A espuma deve ser macia e o tecido, com um toque suave, para não esquentar demais depois de algumas horas", alerta Silvia.    A profundidade do sofá também deve ser considerada, para garantir o total relaxamento. "Uma regra simples é sentar e cruzar as pernas na posição de lótus. Se você couber dentro do assento, então este poderá ser considerado um bom sofá para estes ambientes" ensina Ferreira. Os modelos reclináveis ou com chaise longue, que possibilitam deitar o corpo de frente para a TV, também têm tudo a ver com a proposta.    Sofás com designs clássicos, de linhas retas e espuma mais resistente, podem ambientar salas de estar. Já os retrôs combinam com apartamentos pequenos e lofts. Sofás em "L" são indicados para ambientes grandes e que precisam de mais lugares para acomodar os moradores.

À prova de crianças


Quem tem filhos deve considerar comprar sofás com tecidos fáceis de limpar ou, então, utilizar capas de proteção. Nesse caso específico, as peças de couro e couro sintético não são uma boa opção, já que são fáceis de riscar com caneta. "Também não recomendo comprar sofás com quinas muito duras, pois há o risco de choque para as crianças", acrescenta Ferreira.    Caso o móvel seja usado diariamente pelas crianças, uma dica é colocar sobre ele um acolchoado, pelo menos nos momentos em que os pequenos estão deitados ou sentados nele. "Se sujar, é só lavar. Assim, a criança fica sempre num local limpinho e o sofá se mantém conservado", sugere Silvia.

A posição ideal

Apesar de não existirem regras para o posicionamento do móvel, os profissionais ressaltam que sofás muito altos podem deixar o ambiente pesado, ainda mais se colocados no meio da sala. O ideal, neste caso, é encostá-los na parede. "Quando o sofá está de frente para quem chega, a impressão é que o ambiente fica mais receptivo às visitas", diz Silvia. Quando não for fazer isso, ela sugere colocar um aparador atrás do sofá e decorá-lo com porta-retratos e pequenos enfeites, para que o móvel chame a atenção de quem entra pela porta.




quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto de construção sustentável será apresentado na Rio+20

Construção Sustentável
O projeto Construção Sustentável, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial do Trabalho (OIT), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio.
O projeto está sendo elaborado pela Câmara Brasileira da Industria da Construção (Cbic) e pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds).
A ideia é propor uma mudança completa do setor da construção civil no Brasil.

Sustentabilidade com inovação tecnológica

O projeto prevê a integração entre as áreas de sustentabilidade e inovação tecnológica, englobando um conjunto de ações que visa à sustentabilidade do setor em todos os sentidos
"Nós estamos falando de resíduos sólidos, de água, de iluminação, de conforto, de emissão de gases. Isso é conseguido por meio de inovação tecnológica". disse Paulo Safady Simão, presidente do Cbic.
Isso implica, por exemplo, a substituição de materiais na industrialização e semi-industrialização.
A substituição de materiais vai racionalizar a construção, diminuir perdas. A meta é usar equipamentos modernos que se aproximem da emissão zero de carbono.

Mudar tudo

De acordo com pesquisa do Conselho Empresaral Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, a sigla em inglês), o setor da construção civil responde por 40% da energia consumida em todo o mundo e por 35% das emissões de carbono.
"Temos que modernizar o processo de construção para reduzir isso. Essa é uma grande contribuição que o setor vai dar," vislumbra Simão.
Para a sociedade, afirma Simão, além do benefício ambiental, o projeto representará ganhos em termos de vida útil de uma construção, estimada em 50 anos.
O grande problema, contudo, segundo Simão, é "vender" essa ideia a um parque formado por cerca de 170 mil empresas e produzir uma mudança de comportamento e de cultura significativa. Na sua opinião, esse não é um problema só do Brasil, mas universal.

SP: feira de construção civil começa com mais de 2 mil lançamentos


A feira Feicon Batimat deve receber cerca de 54 mil lojistas do setor e acontece até o próximo sábado (16)


SÃO PAULO - Começou nesta terça-feira (12) a 19ª edição da Feicon Batimat, feira de construção civil, em São Paulo. O evento deve receber cerca de 54 mil lojistas do setor e acontece até o próximo sábado (16).
De acordo com a entidade apoiadora, Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), a feira irá mostrar mais de 2 mil lançamentos, que antecipam as tendências e novidades de tecnologia e inovação para o setor de construção civil. Além disso, com a expectativa de visitantes, o evento deve gerar mais de R$ 350 milhões em negócios.
Serão expostas mais de 1.030 marcas nacionais e internacionais em uma área de 85 mil metros quadrados. Além da exposição, a feira também realiza palestras e debates sobre tendências do mercado com profissionais da área.

Como participar

O evento é exclusivo e gratuito para profissionais do setor que fizerem o seu pré-credenciamento ou apresentarem o convite impresso. Caso contrário, será cobrada a entrada no valor de R$ 55.
O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de terça à sexta-feira, das 10h às 19h. No sábado, a feira será das 9h às 17h. Mais informações: http://www.feicon.com.br/Home/.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Chegou a hora de comprar sua casa própria!


Duas pessoas quando resolvem assumir um relacionamento e ‘juntar as escovas de dente’, seja formalmente ou informalmente, imediatamente já planejam onde irão morar.  Afinal, ‘quem casa quer casa’, como diz o dito popular.

Após decidirem morar juntos, a primeira dúvida que surge é o que vale mais a pena: alugar ou comprar?

É bom levar em conta que no último ano o valor dos aluguéis em grandes capitais, como São Paulo, subiram em média 18,48%, esse índice foi 4 vezes superior ao IGP-M que baliza a maioria dos contratos de locação. Esse aumento exagerado, aliado ao crédito imobiliário em abundância e às baixas taxas de juros acaba criando uma excelente oportunidade ao consumidor em adquirir seu próprio imóvel, sonho de todo brasileiro, principalmente dos que pretendem se casar ou assumir um relacionamento. 

Taxas de juros mais baixas, rapidez na contratação do financiamento, maiores prazos, facilidades de negociação, são atrativos do mercado imobiliário. Quem procura um imóvel para comprar, seja para habitação ou investimento, tem tudo a favor para uma boa compra.
 
Quem vai comprar um imóvel ainda tem a possibilidade de usar o saldo da própria conta de FGTS para quitar ou abater o saldo de financiamento.

Aproveite a baixas taxas de juros é uma excelente oportunidade em adquirir seu próprio imóvel, ou de fazer um bom investimento!

Conheça o Residencial Taranto, localizado no município de Palhoça, e o Residencial Jardim Azul, localizado na praia do Morro das Pedras em Florianópolis. Ambos são excelentes oportunidades de investimento! 


Residencial Jardim Azul
Rua Manoel Pedro Vieira, 113
Morro das Pedras - Florianópolis/SC
Contato: (48) 9129-9999
Plantão de vendas no local!




Residencial Taranto
Rua Najla Carone Goedert, 607
Passa Vinte - Palhoça/SC
Contato: (48) 3242-7377 ou (48) 9129-9999
Plantão de vendas no local!

Queda de juros favorece o mercado imobiliário em 2013


O ano de 2013 já mostra aos investidores que o mercado imobiliário está bastante favorável, em virtude de diversos fatores macroeconômicos que tornaram mais atrativa a aplicação em imóveis: juros baixos, o que desestimulou a corrida por aplicações de renda fixa; bolsa de valores instável e mercados mundiais em baixa. Investir em imóveis garante boa rentabilidade, além de ser um investimento bastante seguro.

Com o cenário apresentado anteriormente, verifica-se que o imóvel possui valorização maior que as aplicações financeiras e traz retorno acima da inflação. Análises de comportamento de mercado mostram que o risco de uma brusca desvalorização do imóvel é muito pequeno se comparado às possibilidades de ganho com esse investimento.


A recente queda da taxa de juros, por parte dos bancos, para o financiamento de imóveis, alguns inclusive para os de maior valor, torna o mercado imobiliário ainda mais dinâmico e rentável.

Cabe ao investidor decidir que tipo de imóvel melhor se adéqua ao seu investimento. Se a opção for por um residencial, vale lembrar que os adquiridos na planta, como é o caso do Residencial Taranto, localizado no município de Palhoça, apresentam as melhores vantagens de financiamento, enquanto os prontos têm mais chances de retorno imediato, como o Residencial Jardim Azul, localizado na praia do Morro das Pedras em Florianópolis.

O importante é o investidor verificar o tipo de imóvel e as condições que melhor cabem no seu bolso. Com certeza, encontrará condições para realizar um bom negócio!

Conheça o Residencial Taranto, localizado no município de Palhoça, e o Residencial Jardim Azul, localizado na praia do Morro das Pedras em Florianópolis. Ambos são excelentes oportunidades de investimento! 








Rua Manoel Pedro Vieira, 113
Morro das Pedras - Florianópolis/SC
Contato: (48) 9129-9999
Plantão de vendas no local!












Rua Najla Carone Goedert, 607
Passa Vinte - Palhoça/SC
Contato: (48) 3242-7377 ou 
(48) 9129-9999

Plantão de vendas no local!





sexta-feira, 1 de março de 2013

Você já pensou nos impactos causados ao descartar óleo de cozinha em ralos ou pias?


Ao descartar o óleo de fritura indevidamente você está praticando um CRIME AMBIENTAL!



Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água.

Quando descartado incorretamente na pia, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção.


Quando retido no encanamento, acaba retendo resíduos, tornando o ambiente propício para atrair baratas, ratos e insetos, e gerando graves problemas de higiene, mau cheiro e um gasto desnecessário com a limpeza da caixa de gordura!


Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.

Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Portanto, NUNCA jogue qualquer tipo de óleo diretamente no ambiente, em ralos, pias ou no solo.

O óleo reciclado pode ser utilizado como matéria-prima na fabricação do biodiesel, ração animal, massa de vidro, indústrias de tintas, cola, e etc.


Como coletar


O óleo de cozinha deve ser guardado em garrafas (PET), e descartado em coletores previamente instalados em locais apropriados para a coleta. Há empresas especializadas em coleta de óleo de cozinha, procure uma mais próxima a sua casa!





Porque reciclar


Reciclar implica reaproveitar, reutilizar. A produção de materiais reciclados faz com que haja uma menor utilização dos recursos naturais da Terra, um menor consumo de energia, menos lixeiras e incineradoras e uma redução da poluição.


Pequenos atos podem fazer a diferença na preservação do Meio Ambiente. Faça a sua parte!